Return to site

O que pode significar Apito no Ouvido e como é o tratamento

O barulho no ouvido, também conhecido como tinnitus, é uma percepção sonora incômoda que pode manifestar-se na forma de apitos,chiados, cigarra, estalos ou cliques, barulhos que que algumas vezes são leves, ouvidos apenas durante momentos calmos, ou serem intensivos a ponto de incomodar durante todo o dia.

Podende afetar por volta de quinze% de mulheres e homens ao longo da vida, ficando ainda mais constante com o passar do tempo, sendo mais frequente em pessoas com mais idade, e é causada, sobretudo, por lesões na parte interior do ouvido, devido a situações como sons altos, golpes na cabeça,infecções do ouvido, intoxicação por medicamentos entre outras.

O apito no ouvido pode ter tratamento, no entanto depende da sua origem. No entanto, não tem um remédio para solucionar o problema, recomendamos um tratamento que envolve o uso de aparelhos sonoros, terapias de som, progressos no sono, saúde e técnicas de relaxamento.

O que causa o barulho no ouvido?

As principais causas que levam ao aparecimento de barulho no ouvido são vinculadas à ausência da audição, tanto pela a deterioração das células sensoriais do ouvido, posicionadas na cóclea, assim como por condições que alteram a condução do som, podendo ser originados por:

Exposição a ruídos por demais altos;

Ouvir música muito alta frequentemente, especialmente com fones de ouvido;

Envelhecimento;

cera nos ouvidos.

Outras causas podem incluir:

Uso de medicamentos tóxicos para o ouvido como por exemplo antibióticos, anti-inflamatórios, AAS, quimioterápicos e diuréticos;

Infecções no ouvido, como na labirintite, e nestes quadros é comum aparecer tontura.

Transtorno no metabolismo, como mudança da glicemia, colesterol ou pressão alta;

Distúrbios hormonais, como aumento dos hormônios tireoideanos;

Alterações na articulação temporomandibular (ATM);

Razões psicogênicas, como depressão e ansiedade.

Além disto, o zumbido no ouvido da mesma forma pode ser provocado por alterações nas estruturas em volta dos ouvidos, que tem situações.

Como confirmar

Para saber a origem do barulho no ouvido, o médico irá avaliar os sintomas apresentados, como o tipo de barulho, quando aparece, o tempo de duração e os sintomas relacionadso, que podem incluir tontura, desequilíbrio ou palpitações, por exemplo.

Em seguida, o especialista deverá fazer a observação dentro dos ouvidos, mandíbula e vasos sanguíneos da região. Além do mais, pode ser necessário fazer exames de imagem como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, aonde poderá se identificar de maneira segura alterações cerebrais ou na estrutura dos ouvidos.

Saiba sobre: zumbido no ouvido

Como é o tratamento

Para tratar o apito no ouvido é fundamental conhecer o motivo do zumbido. Por diversas vezes, o tratamento é fácil e rápido, podendo ser apenas a eliminação de cera pelo especialista de saúde, a utilização de antibióticos para cuidar de uma a infeção ou uma cirurgia para tratar defeitos no ouvido.

Entretanto, em alguns casos, o tratamento é lento e mais complicado, sendo necessário que haja de um conjunto de terapias que podem contribuir a aliviar os sintomas ou a eliminar a percepção do barulho.

Certas opções incluem:

Usar aparelhos auditivos para tratar a diminuição de audição. Entenda quando é importante usar aparelhos auditivos;

Terapia de som, emite ruídos brancos através de aparelhos sonoros, que contribuem a diminuir a percepção do apito;

Uso de ansiolíticos ou antidepressivos para diminuir a ansiedade;

Utilização de remédios vasodilatadores, como pentoxifilina e betaístina, que ajudam a melhorar a circulação sanguínea do ouvido e diminuir o apito;

Recomendamos hábito de uma vida saudável e não consumir substâncias desencadeantes, como alcoól, cafeína, cigarros, café e edulcorantes artificiais.

Também funcionam, terapias alternativas como acupuntura, musicoterapia ou técnicas de relaxamento, podem ser úteis para diminuir a sensação de chiado.

Saiba mais sobre: zumbido no ouvido