Return to site

O que pode significar Apito no Ouvido e como curar

O zumbido no ouvido, muito famoso por tinnitus, é uma captação auditiva incômoda que pode aparecer na forma de apitos,chiados, cigarra, cliques ou estalos, barulhos que algumas vezes se apresentam leves, ouvidos apenas durante a quietude, ou serem demasiados de tal ponto de incomodar durante o dia todo.

É possível afetar por volta de 15% das pessoas ao no decorrer da vida, ficando mais constante com o passar do tempo, sendo comum em pessoas com idade elevada, e é causada, sobretudo, por lesões na parte interior do ouvido, devido a situações como sons altos, traumatismos na cabeça,infecções do ouvido, intoxicação por medicamentos entre outras.

O barulho no ouvido pode ter tratamento, isso dependerá da sua origem. Entretanto, não tem uma receita concreta para resolver o problema, especialistas recomendam um tratamento que envolve o uso de aparelhos auditivos, terapias de som, progressos no sono, saúde e técnicas de relaxamento.

O que causa o zumbido no ouvido?

As principais causas que são propícias para o surgimento de chiado no ouvido são vinculadas à ausência da audição, tanto pela a deterioração das células sensoriais do ouvido, localizadas na cóclea, do mesmo jeito que por condições que alteram a condução do som, podendo ser provocados por:

Exposição a ruídos intensos;

Ouvir música demasiadamente alta sempre, especialmente com fones de ouvido;

Envelhecimento;

cera nos ouvidos.

Outras circunstâncias podem incluir:

Utilização de medicamentos tóxicos para o ouvido como por exemplo anti-inflamatórios, antibióticos, AAS, quimioterápicos e diuréticos;

Infecções no ouvido, como na labirintite, e nestes quadros é comum ter tontura.

Transtorno no metabolismo, como alterações da glicemia, colesterol ou pressão alta;

Distúrbios hormonais, como elevação dos hormônios tireoideanos;

Alterações na articulação temporomandibular (ATM);

Razões psicogênicas, como ansiedade e depressão.

Além disso, o chiado no ouvido inclusive pode ser ocasionado por alterações nas estruturas em volta dos ouvidos, que englobam quadros.

Como ter certeza

Para identificar a origem do chiado no ouvido, o especialista irá verificar os sintomas existentes, como o tipo de barulho, quando aparece, o tempo que dura e os sintomas associados, que podem incluir tontura, desequilíbrio ou palpitações, por exemplo.

Em seguida, o médico especialista fará a observação na parte interior dos ouvidos, mandíbula e vasos sanguíneos da região. Além disso, poderá ser importante realizar exames de imagem conhecida por tomografia computadorizada ou ressonância magnética, aonde poderá se identificar de forma precisa alterações no cérebro ou na estrutura dos ouvidos.

Leia mais sobre: zumbido no ouvido

Como ocorre o tratamento

Para tratar o chiado no ouvido é necessário saber o motivo do zumbido. Algumas vezes, o tratamento é simples, podendo incluir a eliminação de cera pelo médico, o uso de antibióticos para cuidar de uma a infeção ou uma cirurgia para corrigir defeitos no ouvido.

Entretanto, em alguns casos, o tratamento é lento e mais complicado, sendo necessário que haja de um conjunto de terapias que podem contribuir a aliviar os sintomas ou a deixar menor a percepção do aoito.

Algumas das opções contém:

Utilizar aparelhos de ouvido para tratar a perda de audição. Entenda quando é importante usar aparelhos auditivos;

Terapia de som, com a emissão de ruídos brancos através de aparelhos sonoros, que ajudam a diminuir a percepção do chiado;

Usar ansiolíticos ou antidepressivos para controlar a ansiedade;

Usar remédios vasodilatadores, como pentoxifilina e betaístina, que ajudam na circulação sanguínea do ouvido eliminando o chiado;

Recomendamos manter um hábito de vida saudável e não consumir substâncias desencadeantes, tipo alcoól, cafeína, fumar, café e edulcorantes artificiais.

Além disso, terapias alternativas como musicoterapia, acupuntura ou técnicas de relaxamento, podem ser eficazes ferramentas para amenizar a sensação de barulho.

Veja sobre: zumbido no ouvido