Return to site

O que pode ser Zumbido no Ouvido e como curar

O barulho no ouvido, também famoso como tinnitus, é uma percepção sonora incômoda que pode manifestar-se na forma de chiados, apitos, cigarra, cliques ou estalos, barulhos que que algumas vezes são leves, ouvidos somente durante o silêncio, ou serem intensos de tal ponto de insistir durante todo o dia.

Podende afetar cerca de 15% dos humanos ao no decorrer da vida, tornando-se mais frequente com o decorrer dos anos, sendo mais frequente em pessoas com idade elevada, e é provocada, sobretudo, por lesões no interior do ouvido, devido a situações como música alta, golpes na cabeça,infecções do ouvido, intoxicação por remédios entre outras.

O barulho no ouvido pode ter tratamento, a depender da sua causa. No entanto, não existe um remédio para tratar o problema, sendo recomendado um tratamento com ouso de aparelhos sonoros, terapias de som, avanços no sono, alimentação e técnicas de relaxamento.

O que provoca apito no ouvido?

As principais razões que levam ao surgimento de chiado no ouvido são referentes à ausência da audição, tanto pela a corrupção das células sensoriais do ouvido, posicionadas na cóclea, assim como por condições que alteram a condução do som, podendo ser originados por:

Exposição a ruídos exagerados;

Ouvir música muito alta sempre, especialmente com fones de ouvido;

Envelhecimento;

cera nos ouvidos.

Outras circunstâncias podem incluir:

Abuso de remédios tóxicos para o ouvido como por exemplo anti-inflamatórios, antibióticos, AAS, quimioterápicos e diuréticos;

Infecções no ouvido, como na labirintite, e nestes casos é comum ter tontura.

Transtorno no metabolismo, como mudança da glicemia, pressão alta ou colesterol;

Distúrbios hormonais, como aumento dos hormônios tireoideanos;

Mudanças na articulação temporomandibular (ATM);

Causas psicogênicas, como ansiedade e depressão.

Além disto, o barulho no ouvido também pode ser ocasionado por modificações nas estruturas em volta dos ouvidos, que incluem situações.

Como confirmar

Para identificar a causa do barulho no ouvido, o médico especialista irá verificar os sintomas apresentados, como o tipo de zumbido, condições que aparece, o tempo de duração e os sintomas relacionadso, que podem incluir desiquilíbrio, tontura ou palpitações, por exemplo.

Em seguida, o médico deverá fazer a observação dentro dos ouvidos, mandíbula e vasos sanguíneos da região. Além do mais, poderá ser necessário realizar exames de imagem chamada de tomografia computadorizada ou ressonância magnética, aonde será possível identificar de forma segura alterações cerebrais ou na estrutura dos ouvidos.

Veja mais sobre: zumbido no ouvido

Como é o tratamento

Para cuidar do barulho no ouvido é imprescindível conhecer a causa do zumbido. Muitas vezes, o tratamento é fácil e rápido, podendo incluir a eliminação de cera pelo especialista de saúde, a utilização de antibióticos para tratar a infeção ou uma cirurgia para corrigir defeitos no ouvido.

No entanto, em muitos casos, o tratamento é lento e um tanto complicado, sendo necessário que haja uma série de terapias que poderão contribuir a aliviar os sintomas ou a deixar menor a percepção do chiado.

Certas opções contém:

Usar aparelhos auditivos para recuperar a perda de audição. Entenda quando é importante o uso de aparelhos auditivos;

Terapia de som, com a emissão de ruídos brancos com a ajuda de aparelhos sonoros, que ajudam a diminuir a percepção do zumbido;

Usar ansiolíticos ou antidepressivos para controlar a ansiedade;

Utilização de remédios vasodilatadores, como pentoxifilina e betaístina, que ajudam a melhorar a circulação sanguínea do ouvido e diminuir o zumbido;

Recomendamos hábito de uma vida saudável e evitar consumo de substâncias desencadeantes, como alcoól, cafeína, fumar, café e edulcorantes artificiais.

Também funcionam, terapias alternativas como musicoterapia, acupuntura ou técnicas de relaxamento, podem ser úteis para amenizar a sensação de chiado.

Saiba sobre: zumbido no ouvido